terça-feira, 28 de agosto de 2007

Água

Tome água, você se sentirá bem melhor e a vida sorrirá para você

Você se sente cansado/a e com dificuldade para se concentrar?
Talvez você esteja precisando de mais líquidos na sua dieta. Devemos beber cerca de 2,5 litros de água diariamente.

Elimine as toxinas de seu corpo.

Benefícios da água
A água regula a temperatura corporal, ajuda na digestão e elimina as toxinas através dos rins e da urina. Ela também deixa a pele mais brilhante e bonita - cerca de dois terços do corpo são compostos por água. Beber bastante água também ajuda a reduzir os riscos de doenças da bexiga, como a cistite.

Quanto de água devemos beber?
Dentre os sinais que indicam que devemos beber mais água estão as dores de cabeça, o cansaço e a dificuldade de concentração. A urina escura é um sinal de que o corpo precisa de mais água, e a urina clara, levemente colorida, é um sinal de que você está desidratado. A desidratação crônica ou por longos períodos pode contribuir para problemas de saúde, tais como a constipação e o cálculo renal, e agravar a infecção urinária.

Recomenda-se aos adultos beber cerca de 2,5 litros de água diariamente, e maiores quantidades se você pratica exercícios e/ou vive num clima quente. O chá, café e os refrigerantes não contam, já que contêm cafeína e possuem um efeito diurético.

Da torneira ou de garrafa?
Em algumas regiões, o abastecimento de água contém flúor para reduzir as cáries dentárias da população. O flúor, um ingrediente comum nas pastas de dente, fortalece o esmalte dentário e previne as cáries. Porém, em demasia, gera manchas brancas nos dentes e tem sido vinculado a outros problemas de saúde.

Assim como algumas águas em garrafa são uma boa fonte de minerais, tais como o cálcio e o magnésio, outras podem ter alto teor de sódio; sempre verifique esta informação no rótulo. Prove os chás de ervas ou frutas, faça suas próprias infusões de limão e gengibre, ou ajude a digestão ingerindo chá de menta ou erva-doce após a refeição.