sexta-feira, 31 de agosto de 2007

A beleza dos cabelos começa com a limpeza

A Beleza de seus cabelos começa com a limpeza.

Lavar os cabelos corretamente garante brilho, leveza e um cheirinho bom!

• Depois de escolher o xampu mais adequado para o seu tipo de cabelo e ocasião aprenda agora a lavá-lo. Pode parecer estranho, mas muita gente desconhece o modo correto, e por isso sofre com a falta de brilho e vitalidade dos fios.

• O primeiro passo é controlar a temperatura da água: o ideal é lavar com água morna ou fria. O calor "abre" momentaneamente as escamas que formam o fio, tornando-o ressecado e espetado.
• A primeira lavagem deve remover as sujeiras e o óleo do couro cabeludo.
• Faça massagens circulares suaves com a ponta dos dedos, até sentir que o xampu atingiu todo o couro cabeludo.
• Enxágüe com bastante água, até perceber que o xampu saiu completamente, e repita a lavagem.
Desta vez, concentre-se nos fios.
• Jamais esfregue-os com força. O correto é segurar os cabelos entre as mãos, massageando-os suavemente. Enxágüe.

Transforme o secador no seu melhor aliado para alisar e modelar os cabelos

O mito de que usar secador estraga os cabelos nasce do fato de muitas mulheres usarem o aparelho do modo errado. Veja como conseguir o melhor resultado do seu secador de cabelos:

Quando for usá-lo, lave e condicione os cabelos com produtos termoativados, formulados com ingredientes ativados por calor. Eles formam uma película protetora sobre os fios, que funciona como um escudo contra a agressão do ar quente do aparelho. A hidratação é um beneficio extra que esses produtos proporcionam.

Se for fazer escova, aplique antes um creme especial termoativado para brushing; com ele a escova desliza melhor, os fios não arrepiam e ganham brilho: o efeito dura muito mais. Mantenha o secador a, no mínimo, 20cm de distância dos cabelos.

Cabelos bonitos e saudáveis

Cabelos sempre bonitos e saudáveis

A regra número um para quem quer manter cabelos sempre bonitos e com brilho é hidratar os fios sempre. A frequência vai depender do tipo ou mesmo do estado em que se encontra seu cabelo. Quanto mais seco ou danificados os fios, menor deve ser o tempo entre uma hidratação e outra. Em alguns casos, é necessário até uma hidratação semanal.

A hora do banho também pode se transformar em um momento dedicado a alguns cuidados básicos, mas que garantem um bom resultado a longo prazo. O simples ato de lavar os cabelos guarda alguns pequenos truques que podem contribuir na beleza do seu visual:

• Depois do banho, não enrole a toalha no cabelo pois é neste momento que os fios estão mais frágeis, e torcê-los pode acabar por danificá-los.

• Também tenha paciência na hora de desembarçar os cabelos molhados. O motivo é o mesmo: os fios estão frágeis e podem ser quebrados facilmente.

• Massageie o couro cabeludo com os dedos e não com a unhas, mantendo sempre movimentos circulares.

• Se você usa pentes para desembarçar os cabelos, dê preferência aos de madeira.

• Para tirar o excesso dos produtos, enxágüe bem os cabelos depois de lavar com xampu e condicionador.

• Na praia, não esqueça de proteger os fios dos males do sol e do mar. Existem vários produtos no mercado. Escolha aquele que se adapta melhor ao seu tipo de cabelo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Máscaras Faciais Caseiras

Os alimentos não servem apenas para a nutrição. Frutas, verduras, cereais e hortaliças já têm espaço garantido para a beleza também.
Claro que não dá para abusar e sair por aí passando laranja no rosto para obter o efeito mais do que comprovado no combate ao envelhecimento da vitamina C, mas recorrer a estes cosméticos naturais é uma saída inteligente e que traz resultados.Abaixo tem a
lgumas receitas que você pode usar.


Pele Normal - Hidratante

Ingredientes:
1 banana madura
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de iogurte natural

Modo de preparar:
Corte a banana em rodelas e amasse com um garfo. Acrescente o mel, o iogurte e misture. Se a máscara ficar muito rala, adicione mais uma banana. Aplique no rosto, aguarde 30 minutos e enxagüe.
Atenção: O iogurte reforça a hidratação, mas cuidado: ele não deve ser usado sobre espinhas, porque é rico em gorduras.

Pele Mista - Hidratante

Ingredientes:
1/4 de abacate
2 morangos
1 colher (sopa) de suco de laranja

Modo de preparar:
Bata o abacate, o morango e o suco de laranja no liquidificador. Espalhe a mistura suavemente sobre o rosto e deixe por 30 minutos. Retire com água morna. Repita a aplicação a cada 15 dias.

Pele Ressecada - Hidratante

Ingredientes:
1/2 abacate
1 colher (chá) de mel

Modo de preparar:
Amasse o abacate com o mel, aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe por 20 minutos. Retire com água morna. Faça isso pelo menos uma vez por semana.

Máscara para pele seca

Quando a pele começa a vincar ou apresentar linhas de expressão, é sinal de que está desvitalizada. Se você fizer uma hidratação caprichada, terá rapidamente um aspecto melhor.

Dica:
Com 2 gotas de germe de trigo, friccione bem as mãos e toque no ponto onde a pele está desvitalizada. Ative a circulação daquele ponto com beliscões e depois coloque uma tira de gelatina sem sabor na extensão da ruga, deixando agir por 20 minutos. Nas laterais do rosto, área dos olhos e na testa você pode deixar até o dia seguinte. Sua testa acordará lisinha. A massagem na testa é importante para relaxar a musculatura e os beliscões ativarão a circulação da ruga.

Máscara para pele seca

Ingredientes:
3 gotas de óleo de girassol
1 colher de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de mel

Modo de preparar:
Bata tudo e aplique no rosto sempre de baixo para cima.

Máscara para diminuir a oleosidade

Ingredientes:
1 xícara de leite
3 colheres (sopa) de talco de bebê
1 colher (sopa) de mel de laranjeiras

Modo de preparar:
Coloque o talco e o mel em uma tigela. Depois, adicione o leite aos pouquinhos, mexendo bem até atingir a consistência de uma pasta de dente. Aplique em todo o rosto ou nas áreas mais oleosas. Deixe por 1 hora. Remova com uma esponja, enxaguando com água.

Máscara para pele oleosa com acne

Ingredientes:
2 colheres de sopa de fubá
6 gotas de própolis
6 gotas de arnica
4 colheres de sopa de água mineral

Modo de preparar:
Misture tudo e aplique na pele massageando. Deixe secar por 20 minutos e retire com água corrente.

Máscara para pele oleosa

Ingredientes:
1 colher de sopa de fubá
1 colher de sopa de maizena
2 colheres de água mineral
½ maço de hortelã

Modo de preparar:
Bata no liquidificador a hortelã com ½ xícara de água mineral. Coe e passe com algodão no rosto todo antes de aplicar a máscara. Com 2 colheres de água mineral misture o fubá e a maizena e aplique no rosto todo. Massageie em movimentos deslizantes para as laterais e retire com água corrente.

Dicas:
Leite: tem ação emoliente quando usado em banhos.
Iogurte: tem ação emoliente e levemente adstringente quando usado em máscaras.
Mel: Promove o amaciamento e nutrição da pele quando usado em máscaras.
Própolis: tem ação antimicrobiana e desinfetante quando usado no tratamento de afecções da pele.
Morango e pepino: indicados para retirar manchas e sardas.
Fubá e Açúcar: têm ação adstringente e esfoliante.
Glicerina: tem ação emoliente e umectante quando usada em máscaras faciais.
É obtida de fontes animais e vegetais.
Lanolina: tem ação emoliente quando usada na preparação de cremes de beleza.
É obtida da gordura da lã dos carneiros.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Água

Tome água, você se sentirá bem melhor e a vida sorrirá para você

Você se sente cansado/a e com dificuldade para se concentrar?
Talvez você esteja precisando de mais líquidos na sua dieta. Devemos beber cerca de 2,5 litros de água diariamente.

Elimine as toxinas de seu corpo.

Benefícios da água
A água regula a temperatura corporal, ajuda na digestão e elimina as toxinas através dos rins e da urina. Ela também deixa a pele mais brilhante e bonita - cerca de dois terços do corpo são compostos por água. Beber bastante água também ajuda a reduzir os riscos de doenças da bexiga, como a cistite.

Quanto de água devemos beber?
Dentre os sinais que indicam que devemos beber mais água estão as dores de cabeça, o cansaço e a dificuldade de concentração. A urina escura é um sinal de que o corpo precisa de mais água, e a urina clara, levemente colorida, é um sinal de que você está desidratado. A desidratação crônica ou por longos períodos pode contribuir para problemas de saúde, tais como a constipação e o cálculo renal, e agravar a infecção urinária.

Recomenda-se aos adultos beber cerca de 2,5 litros de água diariamente, e maiores quantidades se você pratica exercícios e/ou vive num clima quente. O chá, café e os refrigerantes não contam, já que contêm cafeína e possuem um efeito diurético.

Da torneira ou de garrafa?
Em algumas regiões, o abastecimento de água contém flúor para reduzir as cáries dentárias da população. O flúor, um ingrediente comum nas pastas de dente, fortalece o esmalte dentário e previne as cáries. Porém, em demasia, gera manchas brancas nos dentes e tem sido vinculado a outros problemas de saúde.

Assim como algumas águas em garrafa são uma boa fonte de minerais, tais como o cálcio e o magnésio, outras podem ter alto teor de sódio; sempre verifique esta informação no rótulo. Prove os chás de ervas ou frutas, faça suas próprias infusões de limão e gengibre, ou ajude a digestão ingerindo chá de menta ou erva-doce após a refeição.