quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Cuidados com o calor e o sol

Temperaturas elevadas, calor e sol combinam com praia e piscina. Uma boa receita para aproveitar os benefícios do verão é ingerir líquidos, comidas leves e muita fruta. Já com as crianças, esses cuidados devem ser redobrados porque a defesa biológica delas está em fase de formação. As doenças gástricas e as viroses são as mais comuns nessa estação.A sugestão para passar o verão tranqüilo é fazer uma dieta saudável. Fugir das refeições gordurosas, das frituras, dos enlatados, que são de difícil digestão.

Quem fica exposto ao Sol deve se proteger usando protetor solar com um fator de proteção no mínimo 15 (FPS), pois é no verão que a radiação solar é mais prejudicial à saúde de nossa pele. Especialistas alertam que o uso do filtro solar é essencial para se evitar queimaduras e câncer de pele, porém tem de ser usado da maneira correta. (veja quadro abaixo).

Um bom exemplo de prática comum - e errônea - é passar o filtro solar na hora de praticar atividade física ou se expor ao sol. O ideal é passar o filtro com um período mínimo de 30 minutos antes da exposição ao sol. A renovação da proteção também costuma ser desrespeitada pelas pessoas.

a renovação é importante também para pessoas que praticam esportes aquáticos. No caso do triathlon, por exemplo, é fundamental o atleta passar protetor solar depois da natação. Por mais que o produto indique que não sai na água, a sua eficácia diminui bastante.

Como usar o Filtro Solar Corretamente:
- Quando Aplicar?
O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição ao Sol

- Quanto Aplicar?
A quantidade correta de filtro solar deve observar a seguinte proporção - a quantidade de filtro que couber em um dedo indicador é o suficiente para proteger uma área equivalente ao dorso de sua mão.

- Como aplicar?
Espalhe o filtro solar suavemente até deixar por toda a pele uma superfície esbranquiçada, não devemos esfregar o produto até ele ficar transparente.

- Quando renovar?
O indicado é renovar a aplicação de filtro solar, no mínimo a cada 2 horas e sempre que entrar na água.

- Qual o Fator de Proteção eu devo usar?
O fator de proteção solar vai depender do seu tipo de pele porem um fator seguro é igual ou superior a 15.