segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Cuidados com as mãos

As mãos são, freqüentemente, vítimas das mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que podem afetar a sua maciez.
É verdade que o uso habitual de hidratantes pode amenizar o ressecamento da pele, mas, no entanto, não impede a ação de alguns agentes externos que favorecem o surgimento de alergias e rachaduras dolorosas. Portanto, a forma mais eficaz de evitar esse problema continua sendo a utilização regular de luvas especiais para serviços domésticos (como lavar louças ou cuidar das plantas).
Uma outra opção é usar um creme para criar uma barreira protetora na pele e, ainda, substituir os sabonetes comuns (muito alcalinos) por produtos à base de glicerina ou com coco (menos agressivos).
Não se esqueça também de fazer, regularmente, uma esfoliação nas maos. Isto as deixarão mais macias.

Veja abaixo algumas receitas que poderão ajudá-la:

Creme Protetor Para as Mãos

Forma uma espécie de barreira protetora nas mãos. É indicado para ser utilizado antes de se iniciar qualquer serviço doméstico.

Ingredientes:
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
Pó de caulim

Modo de Fazer:
Coloque a gema e o óleo de girassol em um recipiente e bata vigorosamente. Aos poucos, acrescente o pó de caulim até formar uma pasta consistente. Use-o logo a seguir.

Esfoliação Para as Mãos

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
1 colher (sopa) de sal marinho

Modo de Fazer:
Misture os ingredientes e passe este preparado, massageando com movimentos circulares, nas palmas, nos dedos e nas costas das mãos. Enxagüe com água morna. Em seguida aplique uma loção ou creme hidratante.

Se desejar, para evitar o aparecimento de manchas, você pode aplicar, nas costas das maos, um creme facial com proteção solar.

Loção Hidratante Para as Mãos

Ingredientes:
1 colher (sopa) de hamamelis
1 1/2 colher (sopa) de glicerina
3 colheres (sopa) de água-de-colônia

Modo de Fazer:
Misture a hamamelis e a glicerina. Adicione a água-de-colônia. Coloque em um pote com tampa e sacuda. Aplique algumas gotas nas mãos e massageie-as.

Tratamento Noturno Para as Mãos

Essa receita serve para esfoliar e amaciar as mãos.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de amêndoas moídas
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de água de rosas
1 par de luvas de algodão

Modo de Fazer:
Despeje os ingredientes em uma tigela e bata bem até a mistura ficar homogênea. Passe uma porção nas mãos antes de dormir, massageando-as por cinco minutos. Calce as luvas de algodao e deixe-as a noite toda.
Para aplicar esse creme durante o dia, calce sobre a luva de algodao uma outra de plástico e deixe o máximo de tempo possível.